Portugal foi considerado o quarto melhor país para viajar de carro, segundo um estudo realizado pela Zutobi, plataforma especializada na formação de condutores, sendo que o melhor são os Estados Unidos, que recebem uma nota 7,17 em 10.
Para além da sua extraordinária extensão, repleta de locais de interesse turístico (429.960 segundo os registos do Instagram), regista-se um baixo índice de congestionamento (13,8%) e, argumento fundamental, um baixo preço do combustível (0,94 euros o litro de Gasolina).
Seguindo o mesmo critério, atrás do país norte-americano está a Itália, com pontuação de 6,38, e a Espanha, que atinge a pontuação de 6,34. No caso da Itália, o estudo destaca a bela rota ao longo de sua costa mediterrânea das Dolomitas à Costa Amalfitana, bem como o preço acessível do aluguer de carros, a segurança das estradas, os inúmeros locais de interesse turístico que podem encontrar e o apelo culinário que oferece em todas as regiões.
Leia ainda: Seis dicas para evitar roubos de catalisadores
A Espanha, por sua vez, garante o último lugar do pódio pelos grandes contrastes geográficos entre praia e montanha, além do interesse de inúmeras cidades históricas.
Segue-se Portugal (6,20), que ficou à frente da Eslovénia (6,13), o Reino Unido (5,89), Suíça (5,89), França (5,79), Turquia (5,78) e Dinamarca (5,78).
Israel no extremo oposto
No outro extremo da classificação encontra-se Israel (3,24), o pior país para viajar dos 42 avaliados. E são seguidos em ordem decrescente pela Colômbia (3,86), Brasil (4,14), Peru (4,21) e Roménia (4,24).