A Volkswagen concluiu que os seus clientes não apreciam os botões sensíveis ao toque, mais sofisticados e caros, e tomou a decisão: vai fazer regressar os botões físicos ao volante de alguns modelos.
A garantia foi dada por Thomas Schäfer, atual CEO do construtor alemão, numa recente publicação na sua conta na rede social LinkedIn.
Segundo o responsável, a decisão foi tomada na sequência da opinião dos clientes sobre o desejo de abandonar as confusas superfícies de toque. “Estamos a melhorar a nossa gama e design, além de criar uma nova simplicidade na utilização dos nossos modelos. Por exemplo, vamos recuperar o volante com botões físicos. É o que os clientes querem”, explicou.
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A nova estratégia será implementada pela primeira vez no Golf 2024, que já está em testes de estrada. A mudança estender-se-á a outros lançamentos, como a próxima geração do Tiguan (também já apanhada em testes).
Além da Volkswagen, outros construtores têm procurado um equilíbrio funcional entre soluções digitais e analógicas, de modo a conciliar tecnologia com usabilidade. É o caso da Honda, por exemplo, que no Jazz trocou os comandos sensíveis ao toque do sistema de ar condicionado pelos tradicionais botões.
“Saímos da superfície sensível ao toque depois de recebermos comentários de clientes de que era difícil operar o sistema intuitivamente”, explicou a Honda, justificando a decisão. “O condutor tinha que desviar o olhar para o ecrã para poder fazer qualquer alteração. Portanto, mudamos para que o cliente possa usar sem olhar, para maior segurança”, completou.