É provavelmente um dos modelos mais falados (motivos de inúmeras discussões…) sempre que se fala de elétricos. E não é para mais. O Tesla Model 3 é um dos modelos que democratizou a mobilidade elétrica, não só pelas suas qualidades (autonomia e potência, por exemplo), mas também pelo preço, especialmente a partir do momento em que viu o preço de entrada descer para menos de 40 mil euros.
O que o diferencia
Goste-se ou não tem uma estética muito própria (em comparação com a concorrência, algo reforçado com a última atualização), é um produto de moda (para muitos é “giro” ter um Tesla, por exemplo…) e tem uma eficiência difícil de igualar: tem muita autonomia e potência para dar e oferecer.
Outra vantagem, para muitos a mais importante, é o acesso à rede de carregadores, permitindo carregar de forma mais “barata”, com maior rapidez de carregamentos e em vários locais devidamente identificados.
Tem como qualidades a estética (goste-se ou não é diferente…), a eficiência (autonomia e elevada potência).
E pontos negativos?
Mas nem tudo são rosas. Por outro lado, o Model 3 tem como defeitos a qualidade dos materiais (pouco aceitáveis para um modelo que custa cerca de 50 mil euros), a montagem de alguns painéis, pintura algo frágil e um interior que para muitos pode ser demasiado simplista.
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São também conhecidas fragilidades das suspensões, que acusa desgaste prematuramente, com folgas que tornam-se ruidosas em algumas manobras ou em pisos mais irregulares.
Outro dos pontos negativos apontados por alguns clientes é a assistência pós venda. Algo natural numa marca com reduzidos pontos de assistência. Em caso de acidente ou problema mecânico (suspensão, por exemplo), o envio das peças pode ser bastante demorado.
A partir de 38.500 euros
A gama arranca nos 38.500 euros (unidades de inventário de modo a serem aceites na campanha de incentivo à compra de carro elétrico). A versão mais procura, contudo, é a de maior autonomia. Com um consumo homologado de 12,5 kWh/100 km, o Model 3 Long Range RWD, conta com uma bateria com capacidade útil de 75 kWh, o que lhe permite anunciar uma autonomia de até 702 km (ciclo WLTP), o que representa um acréscimo de 73 km em comparação com a opção Long Range de tração às quatro rodas.
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Em Portugal, o Model 3 Long Range RWD tem preços a partir de 44.490 euros (mais 5 mil euros em relação à versão de entrada, de 513 km de autonomia) e entregas previstas para novembro.
O motor elétrico, de resto, debita uma potência de 283cv, o que lhe permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos, e uma velocidade máxima de 201 km/h.
A gama do Model 3 fica completa com uma versão de tração traseira (283cv e 513 km de autonomia WLTP), desde 38.500 euros; Long Range de tração integral (498cv e 612 km), a partir de 48.990 euros; e Model 3 Performance (627cv, tração integral e 528km), desde 57.490 euros.