O alemão Hansjörg von Gemmingen-Hornberg conseguiu alcançar uma marca de registo com o seu Tesla Model S de 2014: nada menos que 1,9 milhões de quilómetros. Mas o feito não foi isento de problemas, especialmente de motor.
Este proprietário tem na garagem um outro Tesla, um Roadster, com o qual já percorreu mais de 640.000 km, que se faz acompanhar do Model S, comprado em segunda mão, com 30.000 km.
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A maior dor de cabeça ao longo destes cerca de 2 milhões de quilómetros foi o motor traseiro, um dos problemas comuns da primeira geração do Model S, que foi substituído por nada menos que 13 vezes, o que pode significar que em 9 anos de vida, incluindo o motor original, foram utilizados nada menos que 14 motores.
O mais curioso é que a maioria dos motores retirados desta unidade foram recondicionados, mas como a Tesla não reconhece o real problema neste momento, os motores não foram reparados de forma eficaz, o que fez com que alguns dos motores voltassem a falhar passado pouco tempo. Algo que fez com que o número de substituições aumentasse.
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Bei uns wurde schon mal vorgestreut. Ich hatte durch den Schock glatt das Gurten vergessen! https://t.co/ETqmfVeSKj pic.twitter.com/1kI0Qon0b2
— Hansjörg von Gemmingen – Hornberg (@gem8mingen) November 26, 2023
Quanto à bateria, o desempenho foi melhor que o do motor, e segundo os dados divulgados pelo proprietário, apenas foram necessárias três trocas de bateria. Feitas as contas cada uma teve uma duração média de 643.000 km. Um bom registo para a primeira geração do Model S.
A conclusão é que esta primeira geração do Model S registou uma quilometragem elevada, e permitiu à Tesla acumular experiência na remoção e reparação dos seus motores elétricos. Algo que deverá ter sido aproveitado para melhorar as gerações seguintes.