A Tesla já trabalha num modelo mais pequeno que o Model 3 e Model Y. Conhecido como Model C ou Model 2 (nomes que provavelmente não correspondem ao nome final escolhido pela Tesla), este veículo vai integrar-se no segmento C (compacto) e terá um preço inicial de 25.000 dólares (cerca de 22 mil euros).
O próprio Elon Musk confirmou recentemente o desenvolvimento de um modelo posicionado abaixo do Model 3. “Terminamos a engenharia do Cybertruck e do Semi, então pode adivinhar-se no que estamos a trabalhar, que é um veículo de próxima geração que custará cerca de metade do preço do Model 3 e Y. Será menor, mas acho que em breve superará a produção de todos os nossos outros veículos combinados”.
Leia ainda: Já há um Tesla por menos de 50 mil euros
O lançamento ainda não tem data prevista e Musk não quer adiantar detalhes, provavelmente para não se comprometer. “Não queremos falar sobre datas exatas de [lançamento], mas este [novo modelo] é o foco principal de nossa equipa de desenvolvimento. Vamos levar tudo o que aprendemos com o [Model] S, X, 3 e Y, o Cybertruck e o Semi nessa plataforma. Procuramos alcançar [uma redução de custo] de 50% novamente.”
A produção deverá arrancar inicialmente apenas na China, estendendo-se, posteriormente, à Giga Berlim. Ainda não é claro se será um hatchback para concorrer com o MG4 Electric e o Volkswagen ID.3, ou um SUV adversário do Kia e-Niro e MG ZS EV.
Leia ainda: Elon Musk: “Os preços da Tesla são embaraçosos”
O mais pequeno dos Tesla deverá oferecer uma autonomia de pelo menos 400 km nas versões mais acessíveis.