Quem o diz é Giorgetto Giugiaro. O lendário designer italiano, responsável pelo desenho de ícones da indústria automóvel como o Lancia Delta ou o Volkswagen Golf, considera que o Tesla Cybertruck é «o Picasso dos automóveis».
Em declarações ao diário italiano La Repubblica, Giugiaro, que foi o responsável por criar o outro único carro do mundo com uma carroçaria em aço inoxidável, o DeLorean DMC-12 de 1981, considera que a Cybertruck diferencia-se de tudo o que existe e acredita que vai ter muita procura, precisamente, pelo desenho diferente.
“Será um grande sucesso porque as pessoas querem destacar-se. Não representa a busca de harmonia e perfeição, mas antes robustez”, sublinhou. O filho, o também designer Fabrizio Giugiaro, felicitou Elon Musk (CEO da Tesla) pela ousadia. “Dou crédito a Elon Musk por ter coragem e compreender o desejo de quem pretende destacar-se dos demais”.
Certo é que a pick-up elétrica, que acumula atualmente mais de dois milhões de reservas, não deixa ninguém indiferente, dividindo opiniões especialmente pelas linhas angulosas e enormes dimensões.
Leia ainda: Este Tesla fez 1,9 milhões de km, com 13 substituições de motor
Contudo, nem todos os especialistas partilham da excitação de Giugiaro. Ed Kim, presidente e analista chefe da firma de consultoria e investigação automóvel Auto Pacific, criticou recentemente a falta de funcionalidade da Cybertruck. “As pick-ups, mesmo aquelas compradas por clientes puramente recreativos que não as usam para coisas de trabalho, têm como prioridade a função”.
Em declarações ao InsideEVs, Kim indica que “o verdadeiro atrativo de uma pick-up é a sua utilidade. O Cybertruck é, antes de tudo, uma declaração de estilo e imagem. Uma vez que [os fanáticos da marca e os ‘caçadores de atenção’] adquiriram seus Cybertrucks, será que se alinhará por trás deles um público mais generalizado? O meu instinto diz-me que não, porque as suas prioridades de design não se centram em como os clientes utilizam as suas pick-ups”.
Jessica Caldwell, da Edmunds, partilha da mesma opinião. «O design de nicho e o elevado preço significam que não é, pelo menos neste momento, um produto de grande volume. O que mostramos provavelmente está mais perto de um GMC Hummer EV do que de algo convencional».