A Tesla, Alfa Romeo e Land Rover são as marcas de automóveis que mais problemas dão aos seus proprietários segundo um estudo realizado pela OCU (Organização de Consumidores e Utilizadores).
Todos os anos, a Organização de Consumidores e Usuários (OCU) elabora um relatório onde detalha as principais causas de avarias nos veículos utilizados pelos seus associados.
Além disso, este relatório determina quais são as marcas mais e menos fiáveis, conclusão alcançada através de uma pesquisa com todos os seus associados em cinco países europeus (Espanha, Bélgica, França, Itália e Portugal). E, novamente, os fabricantes japoneses são os que oferecem o melhor índice de fiabilidade, com a Tesla no extremo oposto.
A marca de carros elétricos fundada por Elon Musk falha novamente na fiabilidade e obtém a pior nota das mais de 35 empresas avaliadas pelo relatório da OCU.
O mais notável é que as nove primeiras marcas são asiáticas (sete das quais japonesas) e que a marca europeia mais fiável é a Seat, que com um índice de fiabilidade de 85 supera Dacia e Skoda.
Carros híbridos a gasolina, os que menos avariam
Outra das conclusões do relatório da OCU é que os carros híbridos com motor a gasolina são os que menos avariam, destacando-se sobretudo o Lexus IS de 2,5 litros (geração 2013), o Toyota Corolla de 2 litros (geração 2018) e o Toyota RAV-4 2,5 litros (2013-2018).
Leia ainda: Quais são os carros mais e menos fiáveis?
Entre os diesel, o mais fiável é o Volkswagen T-Roc com motor 1.6 TDi lançado em 2017, enquanto entre os carros a gasolina o carro mais fiável é o Audi Q3 com motor 1.5 TSi (geração 2018). Entre os plug-in, destacam-se o Kia Niro 2016 e o Mitsubishi Outlander 2013.
Em relação às falhas mais frequentes relatadas pelos associados da OCU são as seguintes:
Avarias elétricas: 17% (baterias, fusíveis, lâmpadas, luzes avisadoras, fechos, vidros elétricos, cablagem). Alfa Romeo, Chevrolet, Citroën, FIAT, Renault e SEAT são as marcas que mais sofrem.
Sistema de travagem: 13% (bombas, linhas, discos, tambores ou cabos de travão). Alfa Romeo, Chevrolet, Citroën e FIAT são os que mais falham.
Eletrónica: 8%. Alfa Romeo, Chevrolet, FIAT, Renault, Opel e Lancia são as marcas com maior incidência destes problemas.
Sistema de combustível: 7% (carburadores, bombas de combustível, sistemas de injeção). Alfa Romeo, Chevrolet, FIAT, Lancia e Opel são os que mais sofrem.
Direção: 7% (amortecimento, direção, eixos e pneus). Alfa Romeo, Audi, Chevrolet e Citroën são os que mais falham nesse quesito.
Motor: 8%. Alfa Romeo, Audi, Chevrolet, Citroën, FIAT e Renault são as marcas que mais sofrem.
Aquecimento e ventilação: 6%. Alfa Romeo, Chevrolet, Citroën, FIAT, Ford, Lancia, Renault e Mini são os piores neste domínio.