A Stellantis, que integra marcas como a Fiat, Citroen, Peugeot, Opel, DS, Alfa Romeo, Lancia, Jeep, Maserati, Abarth, entre outras, estabeleceu um joint venture com a marca chinesa Leapmotor com o objetivo de lançar carros elétricos baratos no mercado europeu.
O acordo prevê a criação da Leapmotor International, uma joint venture liderada pela Stellantis (51/49) que tem direitos exclusivos para a exportação e venda, bem como para o fabrico, de produtos Leapmotor fora da ‘Grande China’.
“Trata-se da primeira relação mundial no setor dos veículos elétricos entre um fabricante de automóveis líder e um fabricante chinês de veículos elétricos de nova geração”, sublinha a empresa liderada pelo português Carlos Tavares.
Leia ainda: Fiat e Opel também terão os seus elétricos ‘baratos’
A Stellantis pretende aproveitar o ecossistema de veículos elétricos altamente inovador e rentável da Leapmotor na China para ajudar a cumprir os principais objetivos de eletrificação do Dare Forward 2030, com a possibilidade de explorar ainda mais sinergias mutuamente benéficas. A joint venture espera iniciar as exportações no segundo semestre de 2024.
As duas empresas consideram que a oferta de produtos de veículos elétricos da Leapmotor complementa a atual tecnologia e o portefólio de marcas icónicas da Stellantis e trará soluções de mobilidade mais acessíveis aos clientes em todo o mundo.
“À medida que se desenrola a consolidação entre as empresas emergentes de veículos elétricos na China, torna-se cada vez mais evidente que um conjunto de empresas eficientes e ágeis da nova geração de veículos elétricos, como a Leapmotor, virá a dominar os segmentos principais na China”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
“Através deste investimento estratégico podemos preencher um espaço vazio no nosso modelo de negócio e beneficiar da competitividade da Leapmotor, tanto na China como fora dela. Quero agradecer ao Sr. Zhu Jiangming e às equipas de ambas as partes das nossas grandes empresas pela sua liderança e colaboração na criação desta nova oportunidade para ambos”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
Focada no mercado de gama média-alta, sendo o maior segmento e de crescimento mais rápido na China, a Leapmotor entregou aproximadamente 111.000 unidades de veículos em 2022, colocando-a no primeiro posto entre os fabricantes de automóveis elétricos da China.
Leia ainda: Os piores carros elétricos do mercado
Nos próximos três anos, espera-se que o plano de produtos da Leapmotor cubra toda a gama de segmentos de A a E, com base numa arquitetura técnica com três plataformas altamente escaláveis com grupos propulsores BEV e EV com extensor de autonomia.
A Leapmotor lançou o “modelo duplo de bateria elétrica + extensor de autonomia” em 2023. Atualmente, produz três modelos elétricos, incluindo o T03, o SUV C11, bem como a berlina elétrica de luxo C01, e ainda versões de autonomia alargada do C11 e C01.
O Leapmotor C10, o primeiro produto internacional da marca baseado na plataforma Leap 3.0, será o primeiro modelo a chegar à Europa, no próximo ano, com 340cv de potência. O preço e a autonomia ainda não foram divulgados.