Um estudo realizado pelo Standvirtual indica que a disponibilidade financeira da maior parte dos consumidores inquiridos (28%) para a compra de um carro novo está entre os 15.000€ e os 20.000€, seguindo-se os que admitem gastar entre 20.000€ a 25.000€ (23%).
No geral, 53% dos inquiridos pondera comprar um carro novo nos próximos 24 meses e 67,5% em algum momento no futuro.
“Existe um grupo considerável de condutores que prefere comprar um veículo por estrear. Dessa forma, fazia todo o sentido para o Standvirtual avançar com o lançamento da secção de carros novos na plataforma, até aqui mais conhecida pela venda de usados”, explica Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual, no âmbito da divulgação de um novo estudo de mercado sobre “Carros Novos”, que inclui as preferências e condições de compra mais indicadas pelos condutores, bem como as variáveis da escolha de veículos eletrificados.
Os fatores mais considerados na compra de um carro novo são, para os consumidores inquiridos, o preço (90%) e os consumos (86%). A marca vem apenas em 4º lugar (45%), logo após o desempenho (47%). Já os motivos que levam à compra um carro novo são, sobretudo, a maior segurança/confiança (30%) e a garantia (12%).
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A garantia é, para 49% dos inquiridos, precisamente uma das maiores vantagens na compra de um veículo novo, logo seguida pela tecnologia mais recente (22%). Por outro lado, as desvantagens mais indicadas são o preço mais elevado (41%) e a rápida desvalorização no mercado (31%).
A Mercedes é indicada como a marca de maior confiança pela maior parte dos condutores questionados (20%), com a Toyota e a BMW a ocupar o segundo e terceiro lugares, respetivamente, com cerca de 10%.
Quanto aos modelos, os SUV são os favoritos para 39%, que o escolheriam na hora de comprar um carro novo. Os citadinos ocupam o segundo lugar (32%).