O Restomod é um processo que começa a conquistar mercado (e clientes…). É uma prática que consiste em trocar os motores de combustão (gasolina e gasóleo) de carros antigos, substituindo-os por uma mecânica elétrica moderna e ecológica.
Na Europa já surgiram várias empresas especializadas neste tipo de recondicionamento e que oferecem aos clientes a vantagem de permite-lhes manter os seus carros clássicos, mas também dá-lhes uma segunda vida como meio de transporte ecológico, sem emissões.
Neste sentido, a empresa Electrogenic, sediada na cidade inglesa de Kidlington, desenvolveu kits de conversão que se adaptam a qualquer versão e modelo e facilitam a conversão elétrica.
Leia ainda: Quanto tempo duram as baterias dos carros elétricos?
Em catálogo apresenta já uma vasta lista de modelos possíveis de serem eletrificados com este sistema. Entre outros, verdadeiros ícones, como os Porsche 356C e 911, o Jaguar E-Type, o Citroën DS, o Volkswagen Carocha ou o Rolls-Royce Silver Shadow.
A transformação proposta pela Electrogenic é simplificada ao máximo, graças ao formato compacto do módulo e diversos componentes que facilitam a adaptação ao chassis. Além disso, oferece a grande vantagem de poder reverter o processo, desmontá-lo e reinstalar o motor original para que o veículo histórico não perca o seu valor de venda.
O kit inclui todos os elementos necessários: motor elétrico, unidade de controlo, bateria com seu respetivo sistema de gestão de energia e instrumentos digitais específicos para selecionar parâmetros como o sistema de recuperação de energia e os três modos de condução programados (Sport, Eco ou City).
Potência à escolha
Quanto ao desempenho, o cliente é que escolhe. E dependendo do modelo em questão ou das preferências do cliente, as potências disponíveis vão desde os 107cv dos modelos mais populares, como o Volkswagen Carocha, até aos 322cv para os modelos mais desportivos, como o Porsche 911, por exemplo.
Leia ainda: Carros elétricos. Como é medida a autonomia?
As baterias podem ainda ter diferentes capacidades consoante a autonomia pretendida, abrangendo uma gama entre os 52 e os 93 kWh. E também estão preparados para receber cargas com corrente alternada (6,6 kW) ou contínua (até 100 kW).
A Electrogenic distribui o kit de conversão para todos os países mediante encomenda, e a instalação pode ser feita por qualquer mecânico especializado.
Quanto aos preços, variam consoante o modelo e as especificações escolhidas em termos de potência e bateria. Se bem que para se ter uma ideia, o kit destinado a eletrificar o Land Rover Defender nas suas diferentes gerações, com módulo de 120cv e bateria de 52 kWh, custa 27.750 euros.