O novo Audi RS3 já faz estremecer a concorrência, ao destronar o BMW M2 como o compacto mais rápido de produção em série no lendário traçado de Nürburgring, na Alemanha.
O tempo de 7:33.123 minutos foi conseguido por uma unidade “pré-série” do novo RS3, que tirou 5,583 segundos ao registo do M2.
Leia ainda: Novo Audi A3 já tem preços
O recorde foi possível graças à otimização do comportamento em curva, permitindo ao novo RS 3 utilizar a sua agilidade ainda mais cedo e de forma mais controlada, como explicou o piloto Frank Stippler.
“Esta foi a chave do nosso sucesso. O novo RS 3 ataca as curvas ainda com mais à-vontade graças a uma afinação precisa – incluindo a vectorização do binário dos travões – que permite posicionar o veículo mais cedo e melhor para a saída da curva, o mais tardar a partir do vértice. O resultado é um ângulo de direção mais baixo desde o vértice até à saída da curva, o que leva a uma menor fricção e a uma aceleração mais rápida, permitindo-lhe transportar mais impulso e velocidade para cada reta subsequente”, explicou o piloto de competição e desenvolvimento da Audi Sport.
Leia ainda: Porsche bate Tesla e volta a ter o elétrico mais rápido de Nürburgring
A potência continua a ser fornecida pelo motor 2.5 TFSI de cinco cilindros com 400 cv e 500 Nm de binário.
A versão de produção do atualizado RS 3 estará disponível para encomenda a partir do final de agosto.