Olivier François, diretor executivo da Fiat, confirmou que será este ano (2023), que será revelado oficialmente o Topolino, um quadriciclo elétrico derivado dos conhecidos Citroën Ami e Opel Rocks-e. “Se eu entrar nessa categoria [de mobilidade urbana], o que honestamente quero fazer, então claramente tenho uma base muito boa com o modelo da Citroën/Opel”, referiu o responsável em declarações ao Passione Auto Italiane.
As três marcas estão sob a égide do grupo Stellantis, formado há dois anos como resultado da fusão entre a FCA (FIAT-Chrysler) e a PSA (Peugeot-Citroën, Opel). “Se o fizer, quero que seja um grande sucesso e para um grande sucesso temos de aumentar a nossa capacidade. Este é o tipo de conversa que tive com os meus colegas da Citroën e da Opel.”
O Fiat Topolino será fabricado na fábrica da Stellantis em Kenitra (Marrocos), que deve passar das 20.000 unidades fabricadas em 2022 para 50.000 exemplares graças à introdução do novo modelo.
Embora do ponto de vista técnico não deva haver muitas mudanças em relação ao Ami e Rocks-e, espera-se que o Topolino seja mais refinado. Além disso, o desenho poderá assumir alguns traços característicos da família 500. “Estes carros são cubos e é um verdadeiro desafio de design criar um cubo sexy. Mas se existe uma marca que pode fazer isso, é a Fiat”, sublinhou.
Outra diferença pode ser a inclusão de um tejadilho em lona, um extra que no momento não está disponível nem no Citroën nem no Opel. Além disso, não seria surpreendente se, como o My Ami Buggy, o Topolino tivesse uma variante de praia sem portas, que continuaria o legado do 500 e 600 Jolly.
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De resto não é de esperar grandes alterações, nomeadamente na mecânica, mantendo-se inalterado o motor elétrico de 8cv (6 kW) e uma bateria com capacidade de 5,5 kWh, para uma autonomia de 75 km no ciclo WLTP. Ligado a uma tomada doméstica demora 3,5 horas para carregar.
Em Portugal, o Topolino vai enquadrar-se na categoria AM, podendo ser conduzido por maiores de 16 anos, pelo que a velocidade máxima será limitada a 45 km/h.