Normalmente, quando se fala em carros elétricos, fala-se (quase) sempre da autonomia com uma carga completa. É o número mais importante, pois é o total de quilómetros que se pode percorrer antes de ficarmos sem carga. Contudo, ao fazer uma viagem longa, pode ser mais interessante saber quantos quilómetros se consegue fazer com apenas 30 minutos de carga rápida. Carregar um destes modelos pode reduzir o tempo de espera e facilitar o planeamento do percurso.
Segundo um estudo realizado pela espanhola OCU (Organização de Consumidores e Utilizadores), o Hyundai Ioniq 6 é o que melhor se sai neste domínio. O modelo coreano, que tem dado que falar pelo desenho e tecnologia, consegue oferecer até 440 quilómetros de autonomia com carga de meia hora.
Tudo porque é um dos poucos que atualmente aceita carga de até 350 kW em carga contínua e por ter bateria de 77 kWh de capacidade. Embora o mais importante seja o reduzido consumo elétrico devido à sua eficiência e aerodinâmica.
Em segundo lugar da lista surge o Ioniq 5, que oferece 370 quilómetros de autonomia com 30 minutos de carregamento devido à menor eficiência, apesar de também ter arquitetura de 800 volts.
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O terceiro lugar fica com o Mercedes EQS, que na versão 450+ chega a 365 quilómetros com o mesmo tempo de carregamento, embora na 350 (menos capacidade) fique em 354 quilómetros.
A verdade é que são cada vez mais os carros que atingem mais de 300 quilómetros de autonomia com um carregamento rápido, algo que facilita as deslocações, o problema é outro.
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O número de postos de carregamento é ainda insuficiente. É certo que há cada vez mais carregadores, mas o aumento tem sido lento e a grande maioria dos postos são ainda de carregamento lento.
Autonomia após 30 minutos de carga:
- Hyundai Ioniq 6 77 kWh – 440 km
- Hyundai Ioniq 5 77 kWh – 370 km
- Mercedes EQS 450+ – 365 km
- Mercedes EQE 350 – 345 km
- Kia EV6 58 kWh – 270 km
- BMW i7 xDrive 60 – 310 km
- BMW iX xDrive 50 – 300 km
- BMW i4 sDrive 40 – 300 km
- Tesla Model Y AWD Long Range – 260 km
- Volvo C40 Recharge Single Core – 250 km
- Nissan Ariya 63 kWh – 235 km
Do outro lado da moeda estão os carros elétricos que mal conseguem recuperar 100 quilómetros depois de um carregamento de 30 minutos. Atenção, porque nem todos os elétricos permitem o carregamento em pontos de carregamento rápido em corrente contínua, como é o caso do Smart Fortwo ou do Renault Twingo. Neste caso, os piores foram o Honda e (70 km), o Dacia Spring (80 km) e o Renault Zoe (90 km).
Atenção que não é recomendável usar sempre cargas rápidas, uma vez que reduzirá a vida útil da bateria. Além disso, se realizar várias cargas rápidas seguidas, a bateria entrará em sobreaquecimento e não conseguirá atingir altas potências de carregamento até que a temperatura seja reduzida.