Em Portugal, há já dois elétricos que têm as baterias garantidas por 1 milhão de quilómetros.
Alguns dos potenciais compradores de um automóvel elétrico ainda se mostram reticentes devido, entre outros motivos, à longevidade da bateria. O receio de problemas com a bateria, tanto mais que este é o elemento mais caro num veículo elétrico e substituí-la por conta própria quase que chega a equivaler à compra de um carro novo a combustão, faz com que a questão da garantia da bateria seja um ponto de preocupação.
Assim, para afastar receios e conquistar os mais reticentes algumas marcas estão a oferecer garantias de 1 milhão de quilómetros ou 10 anos para a bateria. É o caso da Toyota, com o bZ4X, mas também com a KGM que está a oferecer uma garantia de 1 milhão de quilómetros ou 10 anos à bateria que equipa o Torres EVX.
A Toyota foi a primeira a colocar a fasquia do milhão de quilómetros de garantia da bateria quando lançou o seu SUV elétrico, há 3 anos. Para que a garantia se mantenha até ao veículo atingir 1 milhão de quilómetros ou completar 10 anos, a Toyota exige que o bZ4X cumpra todas as revisões de marca.
Leia ainda: Toyota reduz preços do bZ4X… e fica mais barato que o Tesla Model Y
O SUV elétrico é alimentado por um motor elétrico com 204 cv. Conta com uma bateria de 71,4 kWh que permite anunciar uma autonomia homologada de 511 km com uma única carga e consumos médios de 14,3 kWh por cada 100 km (segundo o ciclo WLTP). Tem preços a partir dos 41.990 euros.
Leia ainda: Primeiro elétrico da KGM já tem preços para Portugal
Por sua vez, a KGM (antiga SsangYong) não especifica quanto à necessidade de o Torres EVX cumprir todas as revisões previstas para poder usufruir da garantia da bateria.
“Esta garantia reflete o nosso compromisso com a qualidade e durabilidade do veículo, garantindo-lhe tranquilidade e confiança ao longo de uma década de condução ou até atingir o impressionante marco de um milhão de quilómetros. Com o Torres EVX, está a investir em fiabilidade e desempenho a longo prazo, desfrutando de uma experiência de condução sem preocupações”, refere a KGM.
O Torres EVX tem preços a arrancar nos 45.900 euros para o nível de equipamento K3, sendo que o preço para empresas ronda os 32.000 euros + IVA. A bateria de 73,4 kWh oferece uma autonomia de 505 km em ciclo urbano ou 460 km em ciclo combinado (norma WLTP).