É já, em maio, que a marca chinesa de veículos elétricos BYD, sigla para “Build Your Dreams”, chegará às estradas portuguesas. Os preços ainda não são conhecidos, mas deverão arrancar nos 30 mil euros para o modelo de entrada na gama.
Em Portugal, a BYD terá quatro espaços de venda, dois no norte do país e os outros dois no distrito de Lisboa, e no lançamento estarão disponíveis três modelos, o Atto 3, o Han e o Tang.
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O Atto 3 é um SUV compacto (concorrente do Hyundai Kauai EV e do Peugeot 2008, por exemplo) equipado com um motor elétrico de 204 cv alimentado por uma bateria de 60,5 kWh, denominada Blade (lâmina), anunciada como «inovadora e revolucionária».

Nos testes já realizados pela marca chinesa, a bateria resistiu a temperaturas de 300 graus sem sobreaquecer, e um camião de 46 toneladas passou por cima dela sem sofrer fugas.
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Além disso, a BYD garante que será capaz de suportar 3.000 ciclos de carga e descarga, o que representa uma vida útil de 1,2 milhões de quilómetros. A BYD anuncia uma autonomia de 420 km (ciclo WLTP). Em Espanha, o Atto3 tem preços a partir de 41.400 euros.
Segue-se o Tang, um SUV de sete lugares com 4,88 metros, dois motores com potência conjunta de 516 cv e tração integral. A bateria, de 86 kWh, promete 400 km de autonomia anunciada (WLTP).

Em Espanha tem preços de 69.900 euros, o mesmo valor anunciado para o BYD Han, uma berlina com autonomia para até 521 km (ciclo WLTP). Anuncia ainda uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos.
Posteriormente a gama será reforçada com o Dolphin, um compacto concorrente do Volkswagen ID.3 ou do Citroen e-C4, por exemplo, equipado com uma bateria de 60 kWh, capaz de oferecer uma autonomia de 427 km. A potência anunciada é de 204cv.

O segundo reforço vai dar-se pelo nome de Seal, ou “foca” em português, uma berlina apontada a modelos como o Tesla Model 3, e contará com a mesma solução mecânica do Dolphin.