Atualizado: Xpeng já chegou a Portugal. Saiba com que preços
A fabricante chinesa XPeng lançou oficialmente os modelos P7 e G9 em quatro países europeus: Dinamarca, Noruega, Holanda e Suécia. As entregas da berlina arrancam em junho próximo, enquanto o SUV tem lançamento previsto apenas para setembro. O lançamento em Portugal deverá acontecer algures em 2024 ou 2025.
Veja AQUI as FOTOS da gama completa da Xpeng
“O XPeng G9 e o P7 oferecem uma combinação de estilo superior, qualidade, desempenho e conforto, exemplificando a nossa tecnologia e inovação líderes de mercado. Hoje também representa um marco significativo à medida que construímos a nossa presença na Europa”, afirmou Brian Gu, presidente da empresa asiática.
Com a expansão para fora da Noruega (única região europeia em que operou até agora), a XPeng segue as pisadas de compatriotas como a BYD ou a NIO, que recentemente iniciaram também a conquista do velho continente.
Leia ainda: Vantagens e desvantagens de comprar um carro elétrico chinês
“Acreditamos que ambos os veículos oferecem um novo nível de sofisticação e uma experiência de mobilidade centrada nas pessoas, e seremos os veículos elétricos de escolha para muitos clientes europeus”.
No lançamento, a gama arranca com o SUV “Coupé” G6, concorrente do Tesla Model Y, por exemplo, que estará disponível em três versões: RWD Standard Range (tração traseira, bateria de 66 kWh, 258cv de potência e autonomia de 435 km), RWD Long Range (tração traseira, 286cv, bateria de 87,5 kWh e autonomia de 570 km) e AWD Performance (tração integral, bateria de 87,5 kWh, 476cv de potência, 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e uma autonomia de 550 km). Os preços arrancam nos 46.990 euros.
Leia ainda: É assim o primeiro carro elétrico da Xiaomi
Também SUV, mas em formato maior e mais familiar, o G9 conta também com três opções de gama: RWD Standard Range (tração traseira, 313cv e autonomia de 460 km), RWD Long Range (tração traseira, 313cv de potência e autonomia de 570 km) e AWD Performance (tração integral, 551cv de potência, 0 aos 100 km/ em 3,9 segundos e autonomia de 520 km).
A plataforma de 800V de Carboneto de cilício suporta um carregamento ultrarrápido até 300kW, permitindo adicionar 100 km de autonomia numa carga rápida de apenas 5 minutos. Os preços deste SUV topo de gama arrancam nos 62.790 euros.
A gama fica completa com a berlina P7, que conta com uma edição denominada “Wing Edition” com portas de abertura tipo “asa”. Tem versões RWD Long Range (tração traseira, 276cv e autonomia anunciada para 576 km) e AWD Performance (all-wheel drive, 473cv e 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos).
Os preços do P7 arrancam nos 54.990 euros.
Tanto o P7 quanto o G9 incorporam o sistema XPILOT. Enquanto o primeiro está a meio caminho entre os segmentos D e E, competindo com o Tesla Model 3 e o Model S, o segundo é rival do Audi Q8 e-tron, BMW iX e Mercedes-Benz EQE SUV.