A fabricante chinesa XPeng lançou oficialmente os modelos P7 e G9 em quatro países europeus: Dinamarca, Noruega, Holanda e Suécia. As entregas da berlina arrancam em junho próximo, enquanto o SUV tem lançamento previsto apenas para setembro. O lançamento em Portugal deverá acontecer algures em 2024 ou 2025.
“O XPeng G9 e o P7 oferecem uma combinação de estilo superior, qualidade, desempenho e conforto, exemplificando a nossa tecnologia e inovação líderes de mercado. Hoje também representa um marco significativo à medida que construímos a nossa presença na Europa”, afirmou Brian Gu, presidente da empresa asiática.

Com a expansão para fora da Noruega (única região europeia em que operou até agora), a XPeng segue as pisadas de compatriotas como a BYD ou a NIO, que recentemente iniciaram também a conquista do velho continente.
“Acreditamos que ambos os veículos oferecem um novo nível de sofisticação e uma experiência de mobilidade centrada nas pessoas, e seremos os veículos elétricos de escolha para muitos clientes europeus”.

O G9 é um luxuoso SUV de 4,89 metros de comprimento disponível com várias configurações mecânicas: RWD Standard Range (57.900 euros na Holanda), RWD Long Range (61.990 euros na Holanda) e AWD Performance (71.990 euros na Holanda).
Leia ainda: É assim o primeiro carro elétrico da Xiaomi
A versão com maior autonomia (RWD Long Range) anuncia um alcance de até 570 km (ciclo WLTP) graças às baterias de 98 kWh.

Quanto ao P7, a versão RWD Long Range anuncia 576 km (ciclo WLTP). A berlina de 4,88 metros de comprimento está ainda disponível nas versões RWD Long Range (49.990 euros na Holanda), AWD Performance (59.990 euros na Holanda) e Wing Edition (69.990 euros na Holanda), que se distingue por ter portas com abertura tipo “borboleta”.
Tanto o P7 quanto o G9 incorporam o sistema XPILOT. Enquanto o primeiro está a meio caminho entre os segmentos D e E, competindo com o Tesla Model 3 e o Model S, o segundo é rival do Audi Q8 e-tron, BMW iX e Mercedes-Benz EQE SUV.
