A Fiat divulgou a primeira imagem do novo Topolino, um quadriciclo elétrico derivado do Citroën Ami e Opel Rocks-e. Ao contrário dois dois “irmãos” do grupo Stellantis, que possuem uma estética eminentemente funcional, o italiano caracteriza-se pelo desenho “vintage”.
O Topolino original, comercializado como Fiat 500, era um pequeno veículo de dois lugares vendido entre 1936 e 1955, apelidado por Topolino, que significa “ratinho” em italiano. O substituto Nuova 500 (1957-1975) acabou por dar continuidade ao legado e ao nome no imaginário coletivo.
Para além da sua condição de dois lugares, o Topolino elétrico pouco tem a ver com o seu antepassado, já que a estética é inspirada na do já referido Nuova 500. Até ao momento a Fiat revelou apenas uma única imagem, já que a sua apresentação oficial terá lugar apenas a 4 de julho.
Na única imagem divulgada é possível ver, pelo menos na versão de lançamento, que o Topolino terá uma carroçaria com uma configuração semelhante à do My Ami Buggy beach; ou seja, com tejadilho de enrolar, em lona, e ausência de portas. Muito provavelmente, também são vendidas variantes fechadas, melhor adaptadas ao uso diário.
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Na ausência de confirmação, é fácil adivinhar que o Topolino reaproveitará a mecânica do Ami, ou seja, será um quadriciclo que poderá ser conduzido por maiores de 16 anos (logo, sem carta B) e velocidade máxima limitada a 45 km/h.
O motor de 8cv (6 kW), alimentado por uma bateria de 5,5 kWh, permitirá uma autonomia de até 75 km.
“O novo Topolino encarna, na perfeição, a ‘dolce vita’ da Fiat e o espírito italiano. Como viatura capaz de produzir sorrisos, traz para as cidades uma ideia nova de alegria, otimismo e diversão. O quadriciclo apresenta-se como um dispositivo novo de mobilidade elétrica, tendo sido concebido para um público vasto, que inclui clientes jovens, famílias e apaixonados das cidades”, pode ler-se em comunicado divulgado pela marca italiana.
Em relação a preços ainda nada se sabe, mas não deverão andar muito longo dos pedidos pelo Citroen Ami, que tem preços a partir de 7.990 euros, sendo que a versão mais equipada custa 9.190 euros. No caso do Ami, existe ainda uma versão “comercial”, denominada Cargo, com preços a partir de 8.390 euros.