Nunca se viu um Defender como este (pelo menos de produção em série). O Land Rover Defender OCTA, uma designação que deriva da forma octogonal de um diamante, está equipado com um motor V8 biturbo de 635cv, o que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em escassos 3,8 segundos e alcançar os 250 km/h de velocidade máxima.
A versão de alta performance do Defender é inspirada no diamante, símbolo deste topo de gama do Defender, de resto, incorporado em vários componentes internos e externos, incluindo os painéis gráficos distintos, onde é representado como um diamante preto brilhante dentro de um disco de titânio maquinado e com acabamento em jato de areia. “O titânio foi escolhido por ser também um material robusto e resistente aos elementos no seu estado natural”, indica a Land Rover.
O Defender OCTA foi desenvolvido a partir do Defender 110, única carroçaria disponível até ver, é 28 mm mais alto e 68 mm mais largo, graças às cavas das rodas reforçadas que lhe conferem um visual mais agressivo e robusto.
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Conta com uma suspensão 6D Dynamic, inspirada na utilizada no Range Rover Sport SV. Este sistema hidráulico lia os amortecedores da frente com os traseiros, mas também lado a lado, o que permite um controlo ativo da inclinação e da rotação deste 4×4 sem utilizar uma barra estabilizadora física.
Esta tecnologia, segundo a Land Rover, contribui para proporcionar um nível de articulação das rodas exigido para um todo o terreno, sem comprometer a condução e o conforto em estrada.
Por fora, esta versão de alta performance distingue-se por uma grelha de maiores dimensões, enquanto na zona inferior surge com uma placa protetora em alumínio com acabamento Grafite. Na traseira, destaque para as quatro saídas de escape com válvulas ativas integradas.
No interior, os materiais utilizados são em material de superior qualidade, a grande maioria em Moonlight Chrome, um revestimento que remete para os utilizados no Range Rover Sport SV, o volante é novo e traz as patilhas da caixa de velocidades no volante com extremidades em vidro, que ficam a vermelho quando o modo Dinâmico ou OCTA é ativado.
As luzes da cor ambiente também mudam para vermelho, enquanto o painel adota uma configuração específica.
Apenas poderão ser adquiridas unidades limitadas do Defender OCTA em Portugal durante o primeiro ano de produção para assegurar a exclusividade. Os preços ainda não são conhecidos, mas deverão superar largamente os 250 mil euros.