O importador nacional da Kia, a Astara, arrancou com as pré-reservas para o EV9, o SUV elétrico de 7 lugares que está disponível em Portugal com preços a partir dos 79.052 euros.
Este SUV topo de gama – mais de 5 metros de comprimento e lotação para até 7 ocupantes -, está a partir de agora disponível nas versões 1st Edition (desde 79.052 euros) e GT-Line (a partir de 90.956 euros), preços para clientes particulares.

No caso de aquisição por parte de empresas, os preços começam nos 60.990 uros e 67.990 euros, respetivamente, valores acrescidos de IVA.
Leia ainda: Que degradação da bateria tem um Kia elétrico depois de 100.000 km?
A versão 1st Edition conta com um motor elétrico de 204 cv e 350 Nm, ao passo que o GT-Line disponibiliza tração integral a cargo de dois motores elétricos, para 385 cv e 700 Nm de rendimento máximo combinado.

A bateria de 98 kWh idêntica às duas versões promete 541 km (ciclo WLTP combinado) para a versão com apenas um motor ou 497 km para a de dois. Está ainda equipado com tecnologia de carregamento ultrarrápido de 800 V, que lhe permite obter mais 239 km de autonomia em apenas 15 minutos recorrendo a um carregador público rápido.
O modelo, que posiciona-se no topo da gama da Kia, foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos e meio com o objetivo de estabelecer novos padrões em termos de design, conforto, performance, autonomia e dinâmica.

Na versão mais potente, o EV9 é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h – o peso ronda as 2,7 toneladas.
“O EV9 estabelece novos padrões no seu segmento, redefinindo-o por completo”, salienta o presidente da Kia Europe, Jason Jeong.
“Traz o veículo do amanhã para o mundo de hoje, incentivando as pessoas a abraçar a mudança para os automóveis elétricos e convidando-as a participar na nova era da mobilidade. O EV9 irá desempenhar um papel fundamental na transformação da marca Kia e na redefinição da forma como as pessoas se deslocam”.
As primeiras unidades deverão ser entregues as clientes nacionais no decorrer do último trimestre do ano.