A Ford Lusitana abriu as encomendas para o novo Bronco em Portugal, onde estará disponível com preços a partir de 128.635 euros. O emblemático modelo da Ford será proposto em volumes muito limitados e estará disponível nas radicais versões “Outer Banks” e “Badlands”.
Qualquer uma das duas estarão equipadas com o motor Ford Ecoboost V6 2.7 litros, com injeção direta de gasolina e duplo turbo, que debita 335cv e disponibiliza 563 Nm de binário, uma caixa automática de 10 velocidades, sistema Trail Control e até sete modos de condução.

A Ford anuncia uma média de consumo de 13,4 litros aos cem e emssões de CO2 homologadas de 319-332 g/km.
“O Bronco símboliza o espírito de aventura da Ford e ao misturar as mais recentes tecnologias de transmissão com um design inspirado e inteligente, o novo Bronco eleva essa paixão pela exploração ao próximo patamar”, afirmou Jon Williams, Director-Geral da Ford Blue Europe.
“Após uma ausência de 25 anos, a América acolheu o regresso do Bronco com mais
entusiasmo e carinho do que alguma vez poderíamos ter imaginado. Agora estamos
entusiasmados por dar aos entusiastas europeus o seu primeiro gosto do espírito Bronco”.
A versão Bronco Outer Banks (preços a partir de 128.634 euros) está equipada com uma caixa de transferências eletrónica de duas velocidades, permitindo a troca entre relações altas e baixas em movimento com um simples toque num botão.

Já o Bronco Badlands (preços a partir de 136.634 euros) acrescenta um diferencial dianteiro autoblocante e um sistema de desconexão da barra estabilizadora dianteira, para proporcionar a máxima articulação em terrenos difíceis. Além disso, uma caixa de transferência eletromecânica de duas velocidades, com modo automático, pode alternar sem problemas entre tração às duas e às quatro rodas, dependendo das condições, deixando o condutor livre para se concentrar na estrada.
Tecnologias de condução inteligentes
Conta ainda com tecnologias de condução inteligentes como o sistema
Terrain Management System™ que facilita a seleção do modo que os condutores necessitam para se adaptarem às condições. Paralelamente aos modos de condução em estrada – Normal, Eco, Sport e Slippery – encontram-se os modos todo-o-terreno G.O.A.T. específicos, não só o Mud/Ruts e Sand, como os Rock Crawl e Baja (este inspirado na Baja 1000 norte americana) para o Bronco Badlands.
Leia ainda: ‘Monster Truck’. Nova Ford Ranger Raptor já tem preços
Cada modo otimiza o acelerador, os pontos de passagem da caixa de velocidades automática e a resposta da direção de acordo com as condições.
O Bronco também oferece uma “Trail Toolbox”, conjunto de sofisticadas tecnologias fora de estrada para ajudar os condutores e permitir-lhes explorar as capacidades do veículo com total confiança.

O “Trail Control” funciona de forma semelhante ao cruise control; o condutor pode
selecionar uma velocidade até 31 km/h e o veículo gere, automaticamente, a aceleração e travagem para manter a velocidade escolhida, enquanto o condutor se concentra em evitar os obstáculos do terreno.
O “Trail Turn Assist” utiliza a vectorização do binário baseado na travagem, reduzindo o raio de viragem até 40% ao travar a roda interior quando fora de estrada em espaços confinados, enquanto o “Trail One-Pedal Drive” permite ao condutor acelerar e travar utilizando apenas o pedal do acelerador, facilitando o controlo preciso da velocidade quando conduz em condições difíceis.

As tecnologias de assistência ao condutor incluem AdvanceTrac™ com Roll Stability Control™ e Trailer Sway Control para total confiança na utilização de um reboque.