A Citroen prometeu e cumpriu com o ë-C3, um elétrico acessível que será proposto com preços a partir de 23.300 euros, com a marca francesa a deixar a promessa de uma versão ainda mais acessível para 2025, com 200 km de autonomia e preços a partir dos 19.990 euros.
“Oferecer veículos acessíveis sempre foi uma parte importante do ADN da Citroën. No entanto, as expectativas dos clientes em relação aos veículos do segmento B mudaram, nomeadamente com o aumento da popularidade dos SUV e o desejo crescente de conduzir veículos elétricos dentro e fora das nossas cidades. Tornou-se mais difícil para os construtores europeus satisfazerem essas expectativas. De uma forma única, a Citroën atreve-se a fazer exatamente isso com o novo ë-C3 totalmente elétrico para os compradores europeus: um novo, elegante e confortável modelo do segmento B totalmente equipado, especificamente concebido e fabricado na Europa, e extremamente acessível, com preços finais a partir dos 23.300 Euros”, refere Thierry Koskas, CEO da Citroën.
Conta com um motor elétrico de 113cv alimentado por uma bateria LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 44 kWh, o que lhe permite anunciar uma autonomia de até 320 quilómetros (ciclo WLTP). É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 11 segundos e alcançar uma velocidade máxima provisória de 135 km/h.
Leia ainda: Citroen promete elétricos com preços ‘muito agressivos’
Tem uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW DC, permitindo recarregar de 20 a 80 por cento da sua capacidade em 26 minutos. O carregamento normal em corrente alternada (AC), de 20% a 80%, demora cerca de 4h10 utilizando uma potência de 7 kW, ou 2h50 se estiverem disponíveis 11 kW.
O ë -C3 inclui de série um cabo Modo 3, que permite o carregamento tanto em instalações domésticas como em postos de carregamento públicos. O cabo é compatível com uma Wallbox monofásica de 7,4 kW, bem como com uma trifásica de 11 kW.
Leia ainda: Peugeot e Citroen testam combustíveis sintéticos em 28 famílias de motores
O ë-C3 chega no segundo trimestre de 2024 em duas versões: You e Max.
A série de entrada You conta, de série, com faróis LED dianteiros, Suspensão Citroën Advanced Comfort®, Active Safety Brake (sistema de travagem de emergência), novo sistema Citroën Head Up Display, sistema My Citroën Play com Smartphone Station para infotainment, espelhos retrovisores elétricos, iluminação automática, radar de estacionamento traseiro, spoiler traseiro, cruise control, ar condicionado manual e seis airbags.
O topo de gama Max acrescenta jantes de liga leve de 17 polegadas com corte diamantado, pintura bi-tom Citroën, com tejadilho contrastante, barras de tejadilho decorativas, chapas de proteção à frente e atrás, ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas com espelhamento de smartphone, bancos Citroën Advanced Comfort®, limpa para-brisas automático, retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, volante em pele, banco da segunda fila rebatível 60/40 e regulação do banco do condutor em altura, luzes traseiras LED, ar condicionado automático, sistema de navegação 3D, carregamento sem fios, câmara traseira, espelho retrovisor eletrocromático e vidros traseiros elétricos.