A Nio prepara-se para entrar na Europa, inicialmente nos Países Baixos, Alemanha, Noruega, Dinamarca e Suécia, com o ET7, uma berlina concorrente do BMW i7, Tesla Model S ou Mercedes-Benz EQS.
Na Alemanha, os preços começam nos 69.900 euros, o que permite especular sobre o preço que poderá ter quando chegar a Portugal – os preços normalmente não diferem muito devido à ausência de cilindrada (logo Imposto Automóvel).
O ET7 tem 5,10 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3,06 metros. Está disponível com três baterias: 70 kWh e autonomia para 500 km, 100 kWh e autonomia para 700 km e 150 kWh e autonomia para 1.000 km.
Os dois motores elétricos são capazes de debitar uma potência de 653cv e um binário máximo de 850 Nm, o que permite completar os 0-100 km/h em apenas 3,8 segundos. Além disso, está equipado com suspensões adaptativas e um sistema de travagem da Brembo.
Leia ainda: Elon Musk: “Os preços da Tesla são embaraçosos”
O ET7 integra ainda o sistema de condução semi-autónoma NAD (NIO Autonomous Driving), disponível por assinatura. Entre outras coisas, este assistente incorpora um sistema LiDAR com um laser de 1.550 nm desenvolvido com Innovusion capaz de ver até meio quilómetro de distância com um ângulo de 120 graus.
Além disso, também possui 11 câmaras de 8 MP capazes de detetar veículos a 680 metros e peões a mais de 220 metros, além de 12 sensores ultrasónicos e um radar Wave.
O computador encarregado de gerir o sistema de condução autónomo, ADAM, é composto por 48 núcleos de CPU A78, 256 núcleos Tensor de terceira geração, 8.096 núcleos CUDA e 68.000 milhões de transistores, com uma potência de 1.016 TOPS (operações Tera por segundo), cerca de 7 vezes superior ao FSD de Tesla.
Leia ainda: Elétricos da Aiways já podem ser encomendados
Em termos de tecnologia, destacam-se o ecrã tátil vertical de 12,8 polegadas para o sistema de infoentretenimento, tejadilho panorâmico laminado, bancos com massagem e sistema de som de 1.000 W.
O ET7 terá acesso à rede de postos de troca de baterias NIO, onde o conjunto de baterias pode ser substituído por um totalmente carregado em questão de minutos.
Para já, desconhece-se sobre o possível lançamento do Nio ET7 em Portugal, mas deverá ser só uma questão de tempo até à chegada da Nio às estradas nacionais. A gama inclui ainda o ET5, uma berlina elétrica concorrente do Polestar 2 ou do Tesla Model 3, por exemplo.