A fábrica de Martorell da Seat, em Barcelona, passará a estar ligada diretamente à da Autoeuropa da Volkswagen, em Palmela, Setúbal, através de novo serviço ferroviário que irá transportar mais de 20 mil veículos por ano, eliminando-se assim cerca de 2400 viagens rodoviárias.
“A Seat dá mais um passo em frente na sua estratégia ‘Move to Zerø’, com um novo serviço ferroviário que liga a sua fábrica de Martorell (Barcelona) à fábrica da Volkswagen Autoeuropa em Palmela”, anunciou, em comunicado, o fabricante.
Até agora, os veículos produzidos em Martorell eram transportados de comboio para Salobral (Madrid) e depois distribuídos a partir daí de camião, para os vários concessionários. Com esta nova Linha, os veículos chegarão diretamente à fábrica de Palmela, de onde serão transportados de camião uma última vez para o depósito de distribuição na Azambuja, a 75 km de distância.
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A viagem do comboio de volta irá levar veículos fabricados em Palmela para o Porto de Barcelona, a partir de onde serão distribuídos por estrada para diferentes regiões de Espanha, sul de França e de navio para outros destinos no Mediterrâneo.
Cada comboio terá 16 vagões e um comprimento de 500 metros, transportando até 184 automóveis e reduzindo as emissões de CO2 em quase 43% (menos 1000 toneladas de CO2). A partir de 2023 prevê-se que o comboio tenha mais duas carruagens e que chegue aos 550 metros em comprimento, permitindo o transporte de cerca de 200 automóveis.
A eliminação de 2.400 viagens rodoviárias significará uma redução de quase 1.000 toneladas de CO2. A neutralidade das emissões será alcançada até 2024, com a chegada de locomotivas híbridas que irão permitir a utilização de eletricidade em 100% das rotas.
Rui Baptista, Diretor de Logística da Volkswagen Autoeuropa, salienta que “Integrado na estratégia de descarbonização dos nossos transportes logísticos, a Volkswagen Autoeuropa abraçou com entusiasmo desde o início este projeto focando todos os esforços no bem comum entre todos os interlocutores do projeto”.