A Repsol iniciou um teste piloto com diesel 100% renovável em 53 viaturas em Portugal. O objetivo do projeto é avaliar o desempenho do diesel renovável e a sua capacidade de redução de emissões.
Este teste é realizado em colaboração com frotas de empresas como a Coca-Cola, DPD, Elis e Lidl, bem como com operadores logísticos como a Atlantic Cargo, HAVI, Transportes J Amaral e Transportes Florêncio Silva.
Assim, nos próximos três meses serão utilizados mais de 400 mil litros de gasóleo 100% renovável, com uma poupança de mais de 1.100 toneladas de emissões de CO2, que equivale a cerca de 27 viagens de avião de Lisboa a Nova Iorque.
Leia ainda: Porsche inaugura fábrica de combustíveis sintéticos
A multienergética explica que os biocombustíveis avançados e os combustíveis sintéticos são zero emissões líquidas e são essenciais para a descarbonização de setores em que a eletrificação é mais difícil, como o transporte rodoviário pesado, a aviação e a marinha.
Para além disso, estes podem também ser utilizados por veículos atuais com motores de combustão recentes.
“A Repsol está a tomar medidas decisivas para liderar a transição energética, investindo em projetos de produção de combustíveis renováveis em larga escala. A companhia está a construir, em Espanha, nas suas instalações em Cartagena, Região de Múrcia, a primeira fábrica de produção de biocombustíveis avançados, que permitirão a produção de 250 mil toneladas anuais de combustíveis a partir de resíduos como os óleos alimentares usados”, explica a Repsol em comunicado.