A Deco Proteste revelou que tem recebido inúmeras denúncias de anomalias no sistema AdBlue em vários veículos da Citroën e da Peugeot – um aditivo injetado no sistema de escape em carros com motor a diesel, que reduz as emissões de óxido de nitrogénio.
A descrição dos consumidores relata uma falha no motor indicada no computador de bordo, alertando o condutor para a necessidade de corrigir o problema, sob o risco de o carro deixar de funcionar. A solução passa por substituir o depósito de AdBlue, uma operação que custa entre 800 e 1200 euros e que pode levar semanas a resolver, caso não existam peças sobressalentes disponíveis, ou se não houver disponibilidade da oficina.
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Porém, se este é um defeito de fabrico reconhecido pelas duas marcas, a maior organização portuguesa de defesa dos consumidores, defende que deveriam ser as próprias a assumirem os custos de reparação dos veículos. Por isso, através do grupo Euroconsumers, a Deco Proteste e as suas congéneres (Altroconsumo, OCU e Test-Achats) enviaram uma carta à Citröen e ao Grupo PSA, a “exigir uma compensação pelo custo das reparações e pelos inconvenientes causados” aos consumidores, com “a garantia de que todos os automóveis afetados sejam reparados gratuitamente”.
Estes são os modelos já identificados:
Citroën C3 | Citroën C3 Aircross | Citroën C4 Cactus | Citroën C4 Aircross | Citroën C4 Picasso | Peugeot 208 | Peugeot 2008 | Peugeot 308 | Peugeot 3008 | Peugeot 508 | Peugeot 5008
A Deco Proteste revela que o problema não é exclusivo destas duas marcas e, por isso, está a pedir a todos os consumidores e proprietários destas viaturas e de veículos de outros fabricantes, que denunciem todos os casos verificados com o mesmo problema no depósito AdBlue, através do seguinte link: www.deco.proteste.pt/adblue.
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Em comunicado, a Deco Proteste compromete-se, assim, “a avaliar todas as denúncias recebidas e, caso se justifique, serão feitas as devidas diligências às autoridades, em prol da defesa do consumidor”.