Os motores 1.2 Puretech, que equipam modelos da Peugeot, Citroen, DS e Opel, por exemplo, têm vindo a mostrar ser algo problemáticos, mas agora podem ganhar uma garantia retroativa de 10 anos ou 175.000 km.
É certo que os motores 1.2 Puretech a gasolina estão em produção há mais de uma década e já foram premiados como “Motor do Ano” por diversas ocasiões, mas tornaram-se numa verdadeira dor de cabeça para os proprietários de veículos equipados com este motor. As queixas têm vindo a avolumar-se e a Stellantis decidiu por fim tomar uma decisão.
O problema encontra-se na correia dentada molhada, que com o passar do tempo e quilómetros começa a deteriorar-se. Por esta razão, os motores 1.2 PureTech têm sofrido desgaste prematuro, o que tem causado inúmeras avarias em clientes de algumas marcas do grupo, especialmente em veículos das marcas Peugeot, Citroën e DS, mas também Opel.
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A solução agora encontrada pela Stellantis para a resolução deste problema passa por uma extensão extraordinária da garantia para 10 anos ou 175.000 km, para alguns dos motores a gasolina PureTech de três cilindros, sob determinadas circunstâncias e com caráter retroativo. Esta, de resto, não é a primeira vez que uma marca oferece uma garantia retroativa para alguns dos seus modelos, mas é a primeira vez que o fazem para um determinado motor.
A garantia do motor pode ser, assim, estendida a um período de 10 anos / 175 000 km, mas apenas aos clientes que tenham cumprido o plano de manutenção do fabricante, entre outras condições.
No entanto, nem todos os motores serão abrangidos por esta alteração. O grupo considera que os motores PureTech de terceira geração, produzidos a partir de junho de 2022, não apresentam este tipo de problema.
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Para os motores afetados que ainda não sofreram danos, a opção passa por substituir a correia dentada por uma versão reforçada.
Em janeiro, a Stellantis anunciou que os motores PureTech anteriores à sua terceira geração, nos quais foram corrigidos problemas com correias reforçadas ou correntes de distribuição (no caso das versões híbrida ligeiras), seriam cobertos por uma garantia total de cinco anos ou 100.000. quilómetros.
Além disso, entre o quinto e o oitavo ano, e entre 100 mil e 150 mil quilómetros, a garantia cobriria os custos das peças.
A Stellantis informa que os “clientes interessados na extensão da garantia devem entrar em contacto com a rede de reparação autorizada”.