A Mercedes-Benz continua a desenvolver aquela que será a sua primeira arquitetura elétrica específica para desportivos da AMG. Com o nome de AMG.EA (AMG Electric Architecture), esta plataforma chegará em 2026 com o lançamento de uma berlina desportiva destinada a substituir o AMG GT Coupé de 4 portas.
O novo modelo encontra-se já, em testes, na Suécia, onde tem sido submetido a um intenso programa de testes de inverno, com o objetivo de avaliar os diferentes componentes e a arquitetura elétrica, que estreará tecnologias como motores de fluxo axial capazes de combinar alta potência com tamanho e peso reduzidos – o peso de um motor de fluxo axial é apenas um terço do peso dos motores elétricos atuais com a mesma potência.
Terá, de resto, dimensões que o deixam a meio caminho entre os atuais EQE e EQS e um desenho que remete para o AMG GT de quatro portas, portanto, uma berlina de desenho desportivo.
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Em relação a números, tudo indica que este AMG elétrico venha a oferecer cerca de 1000cv na versão mais potente, competindo assim diretamente com o Porsche Taycan Turbo GT e o Tesla Model S Plaid. Espera-se ainda uma autonomia capaz de ultrapassar os 800 km (ciclo WLTP) – recorde-se que os próximos CLA e EQS ultrapassarão os 750 e 850 km.
Ola Källenius, CEO da marca alemã, referiu recentemente que “estamos agora no meio do desenvolvimento de uma arquitetura elétrica totalmente dedicada à AMG, do zero”, sem adiantar mais detalhes.