A unidade de Mangualde tornou-se a primeira fábrica em Portugal a produzir em grande escala veículos de passageiros e comerciais ligeiros elétricos a bateria, com a saída dos primeiros modelos totalmente elétricos das suas linhas de montagem.
A fábrica portuguesa de Mangualde assegurará a produção de oito modelos 100% elétricos nas versões de Passageiros e Comerciais Ligeiros dos modelos Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Peugeot E-Partner e E-Rifter, Fiat e-Doblò e Opel Combo-e para os mercados doméstico e de exportação.
O momento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, so Ministro da Economia, Pedro Reis, e da Secretária de Estado de Saúde, Ana Margarida Povo.
“Este dia representa um indescritível motivo de orgulho para todos na Stellantis e especial para todos os que connosco colaboram aqui em Mangualde. Estamos a testemunhar um importantíssimo virar de página nesta unidade fabril, que consegue estar na linha da frente em termos de inovação. Dentro em breve estará nas estradas uma nova gama de oito veículos elétricos ‘made in’ Portugal”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
Leia ainda: Confirmado novo modelo na Autoeuropa
Para Marcelo Rebelo de Sousa, “o Estado tem de pôr os olhos na Stellantis de tal maneira que em todos os setores onde o dinheiro está disponível ou vai estar mais disponível, ele possa chegar aos destinatários finais, aos beneficiários finais que são os portugueses”.
“Dizia o senhor ministro da Economia e muito bem, que a Stellantis é um exemplo para a economia portuguesa imitar. Eu diria também que é um exemplo para o Estado português imitar com fundos que são nesta dimensão únicos. Únicos no tempo e únicos na sua concentração imediata”, concluiu.
O presidente da República discursava depois de Carlos Tavares ter indicado que essa unidade fabril “está no topo três mundial do grupo” das 90 fábricas da Stellantis.
Stellantis vai entregar 719 veículos elétricos ao SNS
A Stellantis foi a grande vencedora de um mega-concurso público levado a cabo pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde no ano passado, para a compra de veículos elétricos que vão equipar unidades do Serviço Nacional de Saúde do Minho até ao Algarve.
No total, entre Peugeot E-Rifter (300) e Citroën ë-Berlingo (419), a Stellantis vai entregar 719 veículos elétricos, aos quais se juntam 600 estações de carregamento (Wall box de 11Kw/h) às cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) e a sete Unidades Locais de Saúde (ULS).
Os veículos Peugeot e Citroën escolhidos para eletrificar a frota do SNS destinam-se a unidades de Cuidados Continuados de Apoio Domiciliário do Serviço Nacional de Saúde, no território continental português.