A primavera é uma época esperada por muitos, os dias começam a ficar mais longos e as temperaturas sobem, mas temida por todos os alérgicos. Algo que causa desconforto e até pode ser perigoso ao volante. A pensar nisso, a Opel equipou o novo Astra com o sistema Intelli-Air.
A tecnologia combina filtros de ar e de partículas altamente eficazes com um sistema de monitorização da qualidade do ar, controlando, de modo contínuo, o estado do ar interior, iniciando uma renovação automática quando o mesmo se torna saturado.

A qualidade do ar é controlada pela posição da ventilação de recirculação: quando a qualidade do ar exterior é fraca, o sensor da qualidade do ar do automóvel (AQS) fecha a entrada de ar para que nenhum poluente possa entrar no habitáculo; no entanto, se o ar interior estiver saturado ou contaminado, por exemplo, através de fumo ou pó na roupa, a ventilação abre-se para fornecer ar mais limpo aos passageiros.
Leia ainda: Carrinha Opel Astra já tem preços
É também fácil saber a qualidade do ar, através do ecrã tátil a cores e um emoji em forma de automóvel e que se baseia no AQI (Air Quality Index) internacional, cuja cor se altera de acordo com o padrão do ar no habitáculo.
Este é monitorizado por um sensor PM 2.5 que pode detetar partículas de dimensão até 2,5 micrómetros.

Mariella Vogler, Engenheira Chefe do Astra, explica que a qualidade percebida foi considerada “prioridade” no desenvolvimento da nova geração Astra. “Aumentámos a segurança para todos os utentes da estrada com tecnologias de ponta e fizemos o mesmo no domínio do conforto e da saúde dos passageiros do Astra. Um ambiente interior agradável contribui, decisivamente, para o conforto e é aqui que o novo sistema Intelli-Air desempenha um papel importante”, refere.
Comportamento ideal durante a época do pólen
Todos podemos desempenhar um papel fulcral na nossa proteção contra uma crise de febre dos fenos enquanto conduzimos. Sob uma alta concentração de pólen, deve-se apenas conduzir um automóvel com as janelas fechadas, deixando o sistema Intelli-Air e os filtros tratarem do resto. Traz, também, benefícios em termos de segurança rodoviária, uma vez que se os condutores tiverem de espirrar com mais frequência, o risco de ocorrência de acidentes aumenta: no trânsito urbano, por exemplo, um automóvel pode percorrer 20 metros durante o tempo de duração de um espirro; ou, a uma velocidade de 100 km/h, um condutor pode desviar a atenção da estrada ao longo de mais de 50 metros. Aconselha-se a obtenção da melhor informação prévia sobre a previsão atual dos níveis de pólen, por exemplo, através do serviço meteorológico local.
Além disso, os condutores devem abster-se da toma de medicamentos, porque os denominados anti-histamínicos podem causar sonolência. As roupas devem ser tiradas na casa de banho, não no quarto, e o cabelo deve ser lavado à noite para que o pólen não se acumule na almofada. Uma lavagem com cloreto de sódio de manhã e à noite acalma a sensação de nariz irritado e um pano húmido sobre os olhos acalma a comichão.