A BMW não desiste dos motores de combustão e acaba de registar este mês de agosto uma patente para uma nova tecnologia oriunda dos motores a gasóleo capaz de melhorar a eficiência dos motores a gasolina.
O futuro X5 é um forte candidato a estrear este novo motor a gasolina, cuja grande primeira vantagem é que o seu inovador sistema de combustão é adaptável a blocos de três, quatro, seis e até oito cilindros.
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Segundo a alemã “Auto Motor”, o segredo desta nova tecnologia encontra-se num sistema de ignição pré-câmara, o mesmo princípio aplicado nos motores diesel utilizados até à década de 80, mas adaptado com importantes modificações aos modernos motores a gasolina.
Nas imagens vindas a público, pode ver-se a estrutura de uma nova vela com ignição e elétrodos de ligação à terra separados, o que melhora a gestão térmica e reduz o risco de ignição involuntária a cargas elevadas do motor, enquanto os diagramas técnicos mostram uma pré-câmara com algumas aberturas – chamam-lhes overflow – ligadas à câmara de combustão principal.
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Para já, a BMW nada adiantou sobre esta tecnologia, nem confirmou a tecnologia patenteada, o que poderá fazer antes do lançamento do futuro X5 ou mesmo fazê-lo com o próprio modelo.
O que é claro é que a BMW não renuncia aos motores de combustão, nem quer deixar o futuro dos seus carros para uma eletrificação mais avançada do que os MHEV para superar as normas Euro 7.