O novo Lancia Ypsilon vai voltar a ter a sigla HF, de “High Fidelity”, que durante décadas identificou os veículos mais desportivos da marca italiana. O lançamento está previsto para 2025 e terá concorrentes como o Alpine A290 e o Volkswagen ID.2 GTi, por exemplo.
Para já, a Lancia mostrou apenas a edição especial de lançamento Cassina, desenvolvida em colaboração com o fabricante de mobiliário de luxo Cassina. Disponível exclusivamente na versão elétrica, combina um motor de 156cv (115 kW) com uma bateria útil de 48 kWh (51 kWh brutos), suficiente para anunciar uma autonomia de 403 km.
Mas já foi confirmada oficialmente o reforço da gama para maio, com a inclusão de uma versão híbrida simples e o Ypsilon HF, que será revelado em junho, por ocasião da participação da Lancia na Mille Miglia.
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O Ypsilon HF vai partilhar o motor de 240cv (177 kW) com o Abarth 600e. Portanto, deverá contar ainda com o diferencial mecânico de deslizamento limitado já visto no “primo”, elemento que melhorará a tração em curva.
Espera-se uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos e a utilização de uma suspensão específica, esperando-se que seja 4 centímetros mais baixo em comparação com as restantes versões.
Naturalmente, o sistema de travagem será mais potente devido ao uso de discos maiores, e a direção será revista para oferecer uma melhor resposta e sensações ao condutor.
Na ausência de confirmação, não devemos descartar a utilização de uma bateria de maior capacidade, concretamente os 51 kWh úteis (54 kWh brutos) do Abarth 600e, o que lhe permitirá manter uma autonomia acima da barreira dos 400 km (ciclo WLTP).