A Toyota apresentou o GR Yaris H2, um protótipo que utiliza o hidrogénio como combustível em lugar de gasolina, uma combinação que já é vista como a solução dos motores de combustão e, neste caso, dos motores a gasolina.
O motor deste GR Yaris é o mesmo G16E-GTS, 1.6 litros, 3 cilindros em linha, a debitar 261cv, que se encontra instalado no GR Yaris convencional, mas com sistemas de alimentação e de injeção de combustível adaptados à utilização de hidrogénio como combustível.
Além disso, os depósitos de combustível e o processo de reabastecimento do GR Yaris experimental são os mesmos do Mirai, um modelo elétrico a pilha de combustível que utiliza a reação química nas pilhas de combustível para gerar energia.
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Segundo a Toyota, o hidrogénio entra em combustão mais depressa do que a gasolina, daí resultando uma boa capacidade de resposta e um excelente desempenho ambiental.
Além de ser extremamente limpa, a combustão do hidrogénio, segundo o construtor japonês, tem o potencial acrescido de proporcionar uma experiência de condução divertida com as sensações acústicas e sensoriais que caraterizam os motores de combustão interna.
Para alcançar a neutralidade de carbono, a Toyota tem vindo a aumentar os seus esforços, nomeadamente através da promoção do uso de hidrogénio pela popularização dos FCEV (Veículos Elétricos a Pilha de Combustível) e de vários outros produtos movidos a células de combustível. Refinando ainda mais as suas tecnologias em motores a hidrogénio por via do automobilismo, a Toyota pretende contribuir para uma sociedade ainda melhor, baseada em hidrogénio.