Já alguma vez se questionou o porquê da Volkswagen utilizar há décadas pneus do tamanho 195/65 em praticamente todos os seus modelos. E não, não está relacionado com a estética ou benefícios em termos de eficiência ou performance, mas antes com concorrência e vendas.
Tudo começou com Ferdinand Piech, neto de Ferdinand Porsche, a pessoa que projetou, entre outros, o Carocha. Piech liderou o departamento de engenharia da Audi nas décadas de 1970 e 1980 e foi responsável pelo desenvolvimento da terceira geração do Audi 100.
Mas, além de criar uma nova berlina para a marca dos quatro anéis, Ferdinand Piech decidiu utilizar pneus de tamanho 195/70 R15 para este novo modelo.
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A decisão prende-se com um dos seus maiores concorrentes, a Mercedes-Benz, que preferiu esta dimensão pelo compromisso entre resistência aerodinâmica e performance, além de oferecer uma boa capacidade de carga.
Piech, que mais tarde se tornaria CEO da Audi, decidiu então parar de disponibilizar jantes de 14 polegadas, o que levaria à compra de pneus de 15 polegadas, superando a Mercedes e a BMW. Algo que permitiria à Audi ter mais influência sobre os fornecedores, reduzindo custos e aumentando os lucros.
A atenção ao detalhe evidenciada nos pneus dos carros que a Audi vendia também se refletiria quando se tornou CEO do Grupo Volkswagen em 1994. Piech estava agora à frente de marcas como Volkswagen, Seat e Skoda, além da Audi, e decidiu padronizar um tamanho de pneu para a maioria os modelos.
Assim, modelos como o Volkswagen Polo ou o Golf passariam a utilizar pneus 195/65 R15 na maioria das suas versões, rodas que ofereciam flancos mais curtos para aumentar a manobrabilidade do veículo.
Algumas versões específicas ou desportivas ofereciam diferentes tamanhos de pneus, mas o tamanho 195/65 R15 era o mais comum em muitos modelos da empresa, incluindo modelos da Audi, permitindo assim uma economia significativa de custos para a empresa.