A popular aplicação Google Maps vai passar a oferecer a possibilidade de escolher percursos mais ecológicos e sustentáveis de modo a reduzir o combustível gasto nas viagens e, ao mesmo tempo, diminuir as emissões de carbono. As rotas ecológicas deverão chegar a Portugal nos próximos dias.
“Com a rota ecológica, poderá escolher a rota que otimiza para o menor consumo de combustível, que ajuda a poupar dinheiro e combustível e reduz emissões de carbono – algo que está no topo das prioridades para muitos europeus”, pode ler-se no blog oficial da Google.
Como funcionam as rotas ecológicas?
A rota ecológica poderá não ser a mais rápida, mas apresentar uma maior poupança. É essa informação que será apresentada: qual a percentagem de poupança e qual o tempo de diferença para a rota mais rápida.
O cálculo tem em conta o tipo de combustível utilizado: se for, por exemplo, um carro a gasóleo, o Google irá dar preferência a vias rápidas, que é onde o motor se torna mais eficiente; por outro lado, se for um carro elétrico ou híbrido, a aplicação terá em conta que a melhor performance do veículo acontece em rotas com mais paragens.
Leia ainda: Tecnológica portuguesa cria arte digital para a BMW
A aplicação também oferece outras opções de mobilidade sustentável, para evitar “utilizar o carro”, como ciclovias, a pé, veículos partilhados ou transporte público.
O compromisso da empresa até o final do ano é “dar a mil milhões de pessoas os meios para facilitar as suas escolhas sustentáveis”, através de produtos da Google.