Fiat também vai ter o seu Citroen Ami, com o regresso de um ícone, o Topolino
A Fiat está a preparar a sua própria versão do Citroën Ami, um quadriciclo elétrico que atualmente constitui como uma das alternativas zero emissões mais acessíveis do mercado (arranca nos 7.750 euros).
A versão Fiat terá sido mostrada a alguns concessionários da marca italiana. Em principio chegará no próximo ano com o nome Topolino («ratoncito» em italiano), pseudónimo do Fiat 500 original vendido entre 1936 e 1955 (o atual 500 é uma reinterpretação do Fiat Nuova 500, que se vendeu entre 1957 e 1975).
O novo Topolino foi descrito como “mais refinado” que o Citroën AMI, que também é vendido como Opel Rocks-e. Comparado com os irmãos, o italiano será caracterizado por ter uma versão descapotável com tecto em lona, algo que o relacionará com os atuais 500 e 500X, que também possuem variantes abertas.
Leia ainda: Citroen AMI eleito “Produto do Ano 2022”
Do ponto de vista técnico, espera-se que seja idêntico ao Citroën AMI e ao Opel Rocks-e. Assim, deve medir 2,41 metros de comprimento, 1,39 metros de largura e 1,52 metros de altura.
Em Portugal, o Topolino vai enquadrar-se na categoria AM, podendo ser conduzido por maiores de 16 anos, pelo que a velocidade máxima será limitada a 45 km/h. O motor elétrico produz 8cv (6 kW), alimentado por uma bateria com apenas 5,5 kWh de capacidade, embora o baixo peso e desempenho limitado lhe permitam homologar uma autonomia aproximada de 75 km WLTP.