Falta pouco para a BMW lançar um dos carros mais especiais da sua história. Trata-se do BMW 3.0 CSL Hommage, uma edição especial de homenagem ao lendário 3.0 CSL comercializado entre 1971 e 1975, que já enfrentou um dos desafios mais exigentes do seu programa de desenvolvimento: o circuito de Nürburgring.
O sucessor espiritual do E9 CSL “Batmobile” dos anos 70 adotará uma configuração ainda mais extrema que o M4 CSL. O objetivo é oferecer as sensações de um carro de competição, mas com homologação para circular na via pública, à semelhança do Porsche 911 GT3.
A produção estará limitada, ainda mais que a do BMW M4 CSL, do qual apenas 1.000 unidades serão fabricadas. Fala-se em 50 unidades, coincidindo com o meio século da divisão BMW M.
Os mesmos rumores divulgados pelo BMWblog também falam de um preço estratosférico: 750.000 euros. O que tornaria este 3.0 CSL Hommage no BMW mais caro de todos os tempos.
Leia ainda: Série 7 elétrico. BMW i7 já tem preço
Em troca deste valor, sabe-se que o 3.0 CSL levará ao extremo a filosofia “CSL”, ou seja, aliviar o máximo de peso possível para oferecer o melhor desempenho em circuito. Terá também um tratamento aerodinâmico específico, incluindo duas enormes asas fixas na traseira em homenagem ao BMW 3.0 CSL original.
Em termos mecânicos, o motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros do M4 CSL deverá ver a potência chegar aos 600cv (mais 50cv que o M4 CSL), enquanto a caixa automática M Steptronic de oito velocidades deverá ser substituída por uma manual de seis velocidades.