O novo R5, que, de resto, será acompanhado por outro regresso icónico, o 4L, promete não ser apenas mais um elétrico, sobrepondo-se mesmo aos códigos de estilo aplicados aos outros modelos da marca francesa. Tudo com o objetivo de criar um veículo icónico adaptado aos tempos modernos, mas sem nunca esquecer o passado e, acima de tudo, ser marcante.
É o caso de diversos detalhes, que prometem fazer a diferença. Alimentando o estereótipo sobre os franceses e seu amor pelo pão, o pequeno elétrico conta, por exemplo, com um suporte para baguetes.
Não, não é piada, está escrito no comunicado de imprensa: “O Renault 5 E-Tech 100% elétrico será também o primeiro automóvel especificamente equipado para transportar baguetes da padaria. Um cesto de vime pode ser colocado à direita da consola central para este efeito. Acabaram-se as migalhas e a farinha nos seus belos estofos!” Colocada à direita da consola central, a cesta em vime faz lembrar o vaso para flores do Volkswagen Beetle.

Os detalhes do novo R5 não se ficam por aqui. Por exemplo, a ponta da alavanca de velocidades está montada no volante, chama-se “e-pop shifter”, pode ser personalizada e foi concebida para se assemelhar a um estojo de batom.
Localizada, à direita, a uma curta distância atrás do volante, pode ser personalizada para cada coleção ou com base nos gostos individuais (na loja de acessórios). Este elemento “e-pop shifter” pode ser trocado sem ferramentas, com um simples objeto pontiagudo, tal como se retira um cartão SIM de um smartphone.

Por último, e no que respeita ao exterior, estará disponível uma gama de opções de personalização que inclui a estilização exterior para o tejadilho e para as portas dianteiras em duas versões, cada uma delas com duas cores: NumbeR5 em vermelho ou preto ou Unlimited 5 em dourado ou prateado.
No lançamento, o Renault 5 E-tech elétrico estará disponível em dois níveis de equipamento, cada um deles associado a uma bateria de 52 kWh: Techno e Iconic Cinq.

O nível de acabamento Techno será equipado de série com jantes de liga leve, um painel de instrumentos de 10″, configurações MULTI-SENSE, câmara de marcha-atrás, sistema multimédia OpenR Link com Google incorporado, carregamento de smartphone sem fios, uma luz indicadora de carga no capot e o Active Driver Assist.
Leia ainda: Nova Renault 4L terá preços a partir de 29.000 euros
O nível de equipamento Iconic Cinq adiciona a pintura em dois tons, os bancos e volante aquecidos (três níveis), o estacionamento mãos-livres, os sensores de obstáculos dianteiros, traseiros e laterais, e uma série de características de design diferenciadoras.

A personalização é mesmo uma das características do novo R5, que contará com uma vasta gama de 104 acessórios, incluindo as tradicionais barras de tejadilho e os tapetes, cerca de 33 são acessórios “icónicos” que valorizam ou realçam o design deste automóvel único.
Leia ainda: Nissan também terá o seu “Renault 5″
Destaque, por exemplo, para o logotipo “1972” como uma referência ao ano em que o R5 original foi lançado. Outros apresentam versões retro e modernas do logotipo “5”.

O exterior também está repleto de detalhes que prometem fazer as delicias dos entusiastas do R5 e não só. Por exemplo, a grelha de ventilação no capot do modelo original foi reinventada passando a ser o indicador de carga com a forma do icónico número 5. Quando o condutor se aproxima do veículo, este acende-se, ilustrando a estreita interação entre o homem e a máquina. Outro exemplo de interface humanizada é a sequência de boas-vindas dos faróis LED, em forma de pupila, que ‘piscam’ ao condutor.
Acrescente-se detalhes como a bandeira francesa embutida nos faróis, rodas com logotipo 5 em vez do diamante da Renault ou os vários decalques para o tejadilho e portas.

O Renault 5 E-Tech conta com uma bateria de 52 kWh que alimenta um motor elétrico que dispensa ímanes permanentes, logo terras raras, reduzindo assim o seu impacto ambiental. Estará disponível com três potências: 95, 120 e 150cv. Anuncia uma autonomia de até 400 km.
O lançamento do novo R5 elétrico está previsto para o próximo mês de setembro. Os preços ainda não são conhecidos, mas tudo aponta para valores algures pelos 25 mil euros.