A Fiat prepara a resposta às marcas chinesas com o lançamento do Panda elétrico com um preço abaixo dos 25 mil euros. O lançamento do modelo, que será desenvolvido em conjunto com o Citroen e-C3, está previsto para 11 de julho de 2024.
“Existe uma necessidade real de veículos elétricos mais acessíveis”, explicou Olivier François, CEO da marca italiana, ao Automotive News Europe. O preço inicial do novo Panda ficará abaixo dos 25.000 euros, o que permitirá à Fiat fazer frente às novas marcas oriundas da China.
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Em tamanho, o novo Panda concorrerá com o Renault R5 e o Volkswagen ID.2. Contudo, o responsável aponta o Dacia Spring como concorrente direto, embora seja de prever que o Panda seja maior (cerca de 4 metros de comprimento) em relação ao urbano romeno (3,73 metros).
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O objetivo da Stellantis com o ë-C3 e o Panda é fidelizar os clientes das categorias mais populares, uma vez que os compradores deste tipo de veículos viram diminuído o poder de compra devido à inflação.
O próprio François deixou cair que “é muito provável que haja sinergias” com o novo Citroën ë-C3, o que permitirá uma significativa redução de custos, algo fundamental numa altura em que a chegada massiva de carros elétricos chineses está a pressionar os construtores europeus.
O próximo Panda será lançado a 11 de julho de 2024
Embora nas três primeiras gerações, o Panda tenha sido enquadrado no segmento A, a próxima geração crescerá em tamanho para posicionar-se no segmento B, o mesmo do SUV Fiat 600.
“Temos espaço para fazer mais um modelo do segmento B [juntamente com o 600] na [categoria] ‘essencial’. Claramente, a nossa oferta poderia ser adaptada a outro produto”, confirmou François. “O carro que veremos no próximo ano será ótimo, popular e acessível. Precisamos de algo que siga os gostos europeus, mas que possa ser realmente global. E é por isso que disse que pode haver espaço para outra coisa [no segmento B] além do 600, que é muito, muito europeu. Aquele é alegre, um pouco retro, mas o outro seria mais próximo [do Centoventi]”.