A fábrica de Mangualde será a primeira em Portugal a produzir veículos totalmente elétricos (BEV) a partir de 2025, das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, fez esse anúncio por ocasião da visita às instalações de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, António Costa, Primeiro-Ministro, e ainda de António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, no âmbito da iniciativa do Governo associada ao programa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Leia ainda: Citroen promete elétricos com preços ‘muito agressivos’
A produção de comerciais elétricos terá início em 2025 com os modelos Citroën ë-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Fiat e-Doblò, nas variantes de furgão e de passageiros. Para esse efeito, a fábrica de Mangualde contará com novas instalações, tanto na área da montagem como na de ferragem, além da criação de uma nova linha de montagem de baterias.
“Temos o orgulho de anunciar que Mangualde entrará numa nova era com a produção em grande série de furgões elétricos a bateria em Portugal para fornecer as soluções indispensáveis aos nossos clientes empresariais”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

“Impulsionar a experiência de fabrico de Mangualde para construir veículos elétricos a bateria é fundamental para a descarbonização contínua das nossas frotas e mais um passo numa altura em que trabalhamos para alcançar um ‘mix’ de 40% de zero emissões até ao final da década”.
A Stellantis Mangualde é líder em termos de inovação empresarial com o projeto ‘GreenAuto’, o qual integra um consórcio de 37 entidades parceiras, representando um investimento conjunto de 119 milhões €.
Atualmente, Mangualde produz veículos comerciais ligeiros e versões de passageiros dos modelos Citroën Berlingo/Berlingo Van, Fiat Doblò, Opel Combo/Combo Cargo e Peugeot Partner/Rifter.