Um estudo divulgado pela carVertical revelou que as marcas mais frequentemente “marteladas” nos quilómetros são a Peugeot, a Porsche e a Volkswagen.
Segundo os dados divulgados pela empresa portuguesa de dados de automóveis o Peugeot 206 é o modelo mais “martelado” em Portugal, uma vez que 6,38% de todos os modelos verificados na carVertical apresentaram quilometragem alterada, ou seja, 1 em cada 16 veículos Peugeot 206 no país pode ter a quilometragem original adulterada.
O Porsche 911 é o segundo modelo mais afetado, com 5.41%, seguindo-se do Volkwagen Scirocco com 3,49%, do Volvo V40 com 2,82% e o Fiat 500 com 2,8%.
Leia ainda: Mercedes vai premiar proprietários de carros com muitos quilómetros
Entre os 20 modelos mais afetados em Portugal, quatro são fabricados pela Peugeot. Existe uma forte procura de mercado por veículos usados de classe económica em bom estado, o que explica o motivo pelo qual os veículos Peugeot são tão populares entre burlões.
“2,22% de todos os veículos verificados na carVertical em Portugal apresentaram fraude no conta-quilómetros e o valor médio de alterações ao conta-quilómetros foi superior a 60 mil quilómetros. Adquirir um veículo com a quilometragem adulterada traduz-se sempre em despesas de funcionamento imprevisíveis e uma depreciação mais rápida do veículo”, alertou Matas Buzelis, chefe de comunicações da carVertical e especialista em automóveis.
Dos 20 veículos mais afetados pela adulteração em Portugal, sete são considerados de classe premium, o que significa que os veículos de classe económica são mais frequentemente alvo de adulteração. No entanto, adulterar as leituras do conta-quilómetros de marcas premium como Audi, Volvo, Porsche, Land Rover ou Mercedes-Benz permite aos infratores ganharem mais dinheiro.
E os menos “martelados”?
O BMW Série 4 é o modelo menos afetado pela adulteração de quilometragem na lista com uma percentagem de 0,94%, o que significa que é 7 vezes mais arriscado comprar o Peugeot 206 do que o Série 4.
Leia ainda: Cinco peças que custam menos de 20 euros e que podem evitar avarias de milhares de euros
O Opel Corsa (1,09%), Audi A4 (1,2%), Renault Mégane (1,22%) e Audi A5 (1,22%) também estão entre os veículos com menos adulterações na quilometragem.
Revela ainda a mesma fonte que 2,22% de todos os veículos verificados na carVertical em Portugal apresentaram fraude no conta-quilómetros e o valor médico de alterações ao conta-quilómetros foi superior a 60 mil km.