A seguradora francesa AXA concluiu que os acidentes envolvendo veículos elétricos têm consequências mais gravosas para os ocupantes, incluindo os de outros veículos, além de resultar em estragos mais dispendiosos quando comparado com os automóveis com motor a combustão.
“Nós, seguradoras, e os nossos clientes, também temos que gerir novos riscos: embora os carros elétricos não causem mais acidentes, muitas vezes podem provocar sinistros mais caros”, disse Nils Reich, diretor de seguro de propriedade da AXA, na Alemanha, sobre o estudo depois de testes de colisão que a própria promoveu este ano em Zurique, na Suíça.
Leia ainda: Os carros elétricos mais baratos
A explicação encontra-se na tecnologia, significativamente mais cara do que os veículos com motor térmico. Quando sofre algum dano fica mais caro de reparar. Além disso, “embora os elétricos beneficiem da mais recente tecnologia de segurança para proteção do habitáculo”, o “desenho tem fraqueza inevitável”.
“Devido à disposição da bateria em plataforma, na parte inferior dos veículos, eventuais danos resultantes de colisões nessa estrutura, e não precisam de ser muito fortes, implicam custos muito mais caros do que nos carros com chassis convencional”, observa a seguradora no referido estudo.

Contudo, segundo a companhia de seguros, o que torna os elétricos mais propensos a causar acidentes está relacionado com o binário muito alto e instantâneo dos motores elétricos, que tem estado na origem de muitos acidentes envolvendo automóveis elétricos.
“A maioria dos carros elétricos, especialmente os mais potentes, tem um binário instantâneo muito alto, que provoca a uma aceleração rápida e brusca logo que se pressiona o pedal com mais força”, disse Michael Pfaffli, chefe de pesquisa de acidentes da AXA Suíça. O que a AXA chama de “overtapping”, “pode resultar em aceleração indesejada e brusca que o condutor não pode controlar” e é responsável por mais 50% dos acidentes com elétricos.
A juntar a isso encontra-se o peso superior dos elétricos, o que gera mais energia num acidente. “Dois carros que são idênticos em tamanho, mas com pesos diferentes, causarão danos diferentes num acidente”, sublinha a AXA.
Por isso, a seguradora alerta para que os condutores de carros elétricos usem o acelerador com algum cuidado para evitar grandes estragos nos veículos deles e… de outros.